top of page
5.png

Terapia por ondas de choque

Terapia por Ondas de Choques é uma nova tecnologia que utiliza ondas de choque para tratar condições crônicas e dolorosas do sistema músculo-esquelético. A onda de choque é uma onda curta e de energia intensa que trafega mais rápido que a velocidade do som.

Esta modalidade terapêutica é análoga à litotripsia, a tecnologia que usa ondas de choque acústicas para quebrar pedras nos rins sem cirurgia. A técnica de utilização de ondas de choque para quebrar pedras nos rins tem sido utilizada há décadas e, no processo de tratamento de  muitos pacientes, verificou-se que muitas pessoas submetidas ao procedimento obtiveram também a melhora de outras dores independentes. Foi este o momento em que os cientistas começaram a considerar as ondas de choque como método terapêutico para curar outros tipos de tecidos. Consequentemente, máquinas especializadas em tecidos músculo-esqueléticos foram desenvolvidas com a ideia de usar essas ondas de choque em outras partes do corpo.

A Terapia por Ondas de Choques (TOC) pode ser utilizada para tratar uma ampla variedade de condições musculoesqueléticas, particularmente aquelas que envolvem os locais onde tecidos conjuntivos se ligam ao osso (pontos de fixação para tendões e ligamentos).


Grandes articulações como o ombro (como o manguito rotador), cotovelo (epicondilite ou cotovelo de tenista), quadril (bursite trocantérica) e joelho (tendinite ou “joelho de saltador”) são locais comuns para o uso da TOC.
 

chamada.png
icon 1.png
icon 2.png
bottom of page