Células Tronco
O cultivo de células tronco se apresenta como um campo vasto e de imensa aplicabilidade na prática clínica. Diversos estudos in vitro e em animais têm mostrado a regeneração de tecidos lesados, como nas lesões de cartilagens, ossos e tendões. Os estudos clínicos em pacientes mostram grande promessa com o uso dessas células como alternativa às cirurgias mais agressivas. Sobretudo, às próteses e às reconstruções de tendões.
Um passo anterior ao cultivo de células progenitoras para o uso em pacientes, e habilidade importante da medicina regenerativa, é a estimulação das células tronco residentes nos próprios tecidos lesionados para que elas comandem o processo regenerativo e reparativo. Assim, ao se estimular estas células, outras substâncias são atraídas para o local necessitado.
Na literatura médica, as células tronco mesenquimais (mesenchymal stem cells) têm mostrado resultados muito animadores, não apenas para patologias musculoesqueléticas mas também para desordens como artrite reumatóide, diabetes, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.